Hérnia Inguinal e Femoral

O que é hérnia?

Hérnia é todo o deslocamento de um órgão ou tecido para outra área que não a original. No caso da hérnia inguinal e femoral há uma migração do conteúdo da cavidade abdominal para fora do canal inguinal e femoral, respectivamente.

E qual é o problema de ter uma hérnia?

Além de causar dor e desconforto, a herniação pode encarcerar ("ficar presa") e estrangular ("necrosar"), levando a graves implicações inclusive a óbito.

Atualmente a cirurgia é realizada via videolaparoscópica, com menor tempo de internação, apresentando menos dor pós-operatória e diminuindo o risco de infecção de ferida operatória.

A anestesia é geral com intubação orotraqueal, há a infusão de gás carbônico dentro da cavidade abdominal (pneumoperitôneo) e colocação de câmera, pinças e bisturi elétrico laparoscópico.

É realizado o reposicionamento do tecido ou órgão herniado e instalada tela de material não absorvível para reforço da área fragilizada.

O paciente obtém alta hospitalar na grande maioria das vezes no 1º dia de pós-operatório, com recomentações e orientações:

- Repouso relativo por 7dias;
- Evitar alimentação copiosa;
- Lavar bem incisões cirúrgicas;
- Comunicar o médico assistente caso haja dor abdominal importante ou febre .



Ficou alguma dúvida? Pergunte ao doutor